Kumpulan Tutorial networking , Trik dan Tips

Thursday, 3 January 2013

Técnicas de Restrição de Banda: Policing x Shaping

Técnicas de Restrição de Banda: Policing x Shaping - Hallo my friends,, This post is entitled Técnicas de Restrição de Banda: Policing x Shaping, All of the content is aim for reader satisfaction. Hopefully all the posts will be easy to understand and likeable.

Olá Pessoal.

Esse é o primeiro post de 2013, então nada mais interessante do que fazer uma "conexão" com o último post de 2012 que tratava da utilização de técnicas de policing (policiamento) na restrição de banda.

No post anterior utilizamos uma técnica de Class-Based Policing para limitar a taxa do tráfego de saída de uma interface para um determinado usuário. Para fazê-lo foi escrita a seguinte configuração:

01. R1(config)# ip access-list extended Host-Chupim
02. R1(config-ext-nacl)# permit ip any host 192.168.0.109
03. R1(config-ext-nacl)# permit ip host 192.168.0.109 any
04. R1(config-ext-nacl)# exit
05. R1(config)#class-map match-all Chupim
06. R1(config-cmap)#match access-group name Host-Chupim
07. R1(config-cmap)#exit

08. R1(config)#policy-map QoS  
09. R1(config-pmap)#class Chupim
10. R1(config-pmap-c)#police rate 128000 bps
11. R1(config-pmap-c-police)# end

12. R1# configure terminal  
13. R1(config)# int f0/0
14. R1(config-if)# service-policy output QoS

Não vou gastar palavras explicando o significado de cada linha, já que basta observar o post de 29/12/2012 (Policy-Map na Restrição da Taxa de Tráfego) para encontrar os detalhes do cenário. Nós poderíamos ter obtido o "mesmo" resultado utilizando uma técnica comum de QoS denominada Class-Based Shaping. O processo de configuração do shaping é muito similar ao policing, como pode ser visto abaixo. Reparem que a única diferença está na linha destacada em cada configuração.

01. R1(config)# ip access-list extended Host-Chupim
02. R1(config-ext-nacl)# permit ip any host 192.168.0.109
03. R1(config-ext-nacl)# permit ip host 192.168.0.109 any
04. R1(config-ext-nacl)# exit
05. R1(config)#class-map match-all Chupim
06. R1(config-cmap)#match access-group name Host-Chupim
07. R1(config-cmap)#exit

08. R1(config)#policy-map QoS  
09. R1(config-pmap)#class Chupim
10. R1(config-pmap-c)#shape average 128000
11. R1(config-pmap-c-police)# end

12. R1# configure terminal  
13. R1(config)# int f0/0
14. R1(config-if)# service-policy output QoS

Apesar da configuração ser realmente muito similar e o resultado obtido ser aparentemente o mesmo (a princípio), existe uma diferença importante entre esses dois métodos de restrição de banda (policing x shaping) que pode influenciar no desempenho de redes maiores que possuem um fluxo constante de dados. 

A técnica de policing é agressiva no sentido de que TODO tráfego que exceder o limite configurado no comando "police rate X bps" será sumariamente DESCARTADO. Essa técnica pode ser configurada para remarcar os pacotes com menor prioridade, mas a ação padrão é descartar!

Por outro lado, a técnica de shaping é mais elegante e internamente mais complexa para o roteador. O shaping consome mais processamento e memória do equipamento porque todo tráfego de exceder o limite configurado no comando "shape average X" será direcionado para uma fila local (memória) e depois de um intervalo de tempo será feita uma nova tentativa de encaminhamento dos pacotes enfileirados. 

Em redes cujo tráfego oscila bastante entre momentos de pico e outros de pouco consumo de banda, esse método é interessante porque evita o descarte desnecessário dos pacotes, mantendo as aplicações mais estáveis e o comportamento da rede mais suave para o usuário. O gráfico abaixo foi retirado da própria página da Cisco e ilustra muito bem o comportamento da rede através das duas técnicas.




Nos gráficos à esquerda temos a demanda de tráfego que supera o limite imposto. Nos gráficos à direita é possível observar claramente o comportamento REAL do tráfego através de cada uma das técnicas. Através do policing, o tráfego oscila bastante porque nos momentos de pico o usuário fica restrito à banda configurada e em momentos de menor uso a banda remanescente fica ociosa.

Por outro lado, através do shaping o tráfego normalmente fica estável no pico configurado. Isso acontece porque todo o tráfego excessivo ao limite imposto é enfileirado e de tempo em tempo (nos momentos de menor uso da rede) esses pacotes são enviados, consumindo a banda remanescente. Isso é bem interessante, no entanto é importante notar que duas desvantagens desse método são: (i) há um aumento na latência dos pacotes excessivos em virtude da espera na fila e (ii) o equipamento irá consumir mais memória e processamento para gerenciar a fila.

De maneira simples e objetiva, é isso! A diferença entre os métodos está compreendida? Bom, então qual dessas técnicas é a melhor e portanto deve ser utilizada? A respota é: AS DUAS!!! Não existe uma melhor do que a outra, já que cada uma tem sua aplicação específica.

Se no seu ambiente existe uma política impositiva de que o tráfego de uma aplicação ou usuário em uma interface NÃO DEVE EXCEDER um limite X de banda, então a técnica de policing é a ideal. Por outro lado, se no seu ambiente você está passando por alguns momentos de pico na rede e seu objetivo é melhorar o desempenho das aplicações, então a técnica de shaping deve ser ideal para você.

Por fim, tenha em mente aquilo que eu sempre falo em aula para os meus alunos: NENHUMA TÉCNICA DE QoS É SOLUÇÃO MÁGICA PARA REDES SUB-DIMENSIONADAS. Ou seja, se sua rede gera 2X de tráfego e sua infraestrutura está dimensionada para atender apenas X, então em algum momento você terá problemas! O QoS é ideal para priorizar aquelas aplicações mais importantes (como voz) e mesmo para melhorar o desempenho de redes cujo tráfego oscila, no entanto não faz milagre!!! É isso... Espero que tenham gostado do primeiro post do ano.

Abraço.

Samuel.



Ok, That's all about Técnicas de Restrição de Banda: Policing x Shaping Thank you for visiting, and have a nice day

Técnicas de Restrição de Banda: Policing x Shaping
Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Google+

Related : Técnicas de Restrição de Banda: Policing x Shaping

  • Cisco Access-Point Aironet Cisco Access-Point Aironet In Cisco Aironet there are two modes for pengoperasionalnya, namely Leighweight Access Point (LAP), in the LAP for pengoperasionalnya use C ...
  • Listas de Controle de Acesso em Redes IPv6Olá Pessoal.Uma das tarefas que mais preocupa na transição de uma rede IPv4 para IPv6 ou mesmo na adição do IPv6 em modo pilha-dupla para ganhar experiência com o novo p ...
  • Configuração de Servidor DHCP: Cisco x LinuxOlá Pessoal.O tradicional serviço DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é definido na RFC 2131 e diz respeito à distribuição automática de endereços em uma rede TCP ...
  • Route Reflector (RR) na Minimização de Vizinhança iBGPOlá Pessoal.O BGP é um protocolo de roteamento externo (EGP) utilizado para troca de rotas entre diferentes ASs (Sistemas Autônomos) através de um processo denominado pa ...
  • Tecnologia StackPower em Switches Catalyst 3750-XOlá Pessoal.Os Switches Cisco Catalyst 3750-X e Catalyst 3560-X (os novos modelos de ambas as famílias) permitem que duas fontes de força sejam acopladas no equipamento, ...

0 komentar: